PREVENÇÃO DE DOENÇAS.

Constituem-se práticas que contribuem para a saúde dascodornas a limpeza e a higienização do ambiente da criação, a limpeza frequente dos bebedouros e comedouros, assim como, a retirada periódica das fezes nas bandejas coletoras.

Importante: Deve-se lavar e desinfetar a bateria ou a gaiola toda vez que for retirado um lote de aves para renovação do plantel. Fazer o vazio sanitário de pelo menos 15 dias após a desinfecção das instalações.

– Vacinação. As codornas devem ser vacinadas contra as doenças de Newcastle e Coriza, por se constituírem naquelas de maior importância econômica.

* Vacinação de Newcastle:
– 1ª dose. Aos 21 dias de idade, vacina vírus vivo, amostra La Sota – via ocular, instalando-se uma gota de vacina no olho.
– 2ª dose. Aos 45 dias de idade, vacina vírus morto, oleosa –via injetável, no músculo do peito, ou subcutânea, na dose de 0,5ml (meio mililitro).
* Vacinação de Coriza Infecciosa:
– 1ª dose. Aos 28 dias de idade, vacina amostra morta, a absorvida em hidróxido de alumínio – via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, na dose de 0,5ml.
– 2ª dose. Aos 45 dias de idade, vacina amostra morta, emulsão oleosa – via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, na dose de 0,5ml.
– Vermifugação . Aos 30 dias de idade, vermifugar as aves, através da ração, com drogasà base de mebendazole. Repetir a medicação 3 semanas após. A dosagem deverá ser o dobro daquela recomendada a galinhas.

Importante: consultar um zootecnista ou médico veterinário. Aplicar corretamente as vacinas e medicamentos necessários.